Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

O SOL, A PENEIRA, A FÊNIX E AS VENDAS


Sou Gerente de Vendas e como tal, tenho uma grande equipe de representantes que tenho por obrigação manter antenados e motivados.
No final do mes de Julho de 2011, fiz o texto abaixo para acompanhar as promoções que se iniciariam em agosto. Acho que deu certo, pois nossas vendas foram muito boas neste mês.
O texto tem duas partes distintas: a primeira, escrita por mim e no final, uma pequena parábola que é bastante utilizada por nós vendedores.
Publico aqui, por que acredito que este texto também sirva para nossa vida pessoal.

O SOL, A PENEIRA, A FÊNIX E AS VENDAS


Lembro-me quando criança, ouvir a expressão: TAPAR O SOL COM A PENEIRA e não entender muito bem o que significava. Com qual intenção alguém faria aquilo?
Hoje, quando eu digo que estou tendo sucesso em vendas, ouço muitos falarem que estou TAPANDO O SOL COM A PENEIRA, que as vendas não estão boas e que há tendência de não melhorar em curto prazo, etc. etc...
O mercado está passando por algumas dificuldades, concordo. Mas concordo também em dizer que nunca perdi a esperança de terminar o dia, pelo menos com uma venda realizada, com um cliente bem atendido.
Desde que me tornei Gerente de Vendas, há mais de 10 anos, sempre tive em mente que uma de minhas principais obrigações é a de motivar todos os profissionais que estão sob minha responsabilidade, seja com promoções, com frases de impacto, etc.
É nessa hora que me lembro da lenda da FÊNIX, pássaro mitológico que, apesar de cair no fogo, ressurgia das cinzas, mais forte do que antes.
Todos somos vendedores, sem exceção, e como profissionais, muitas vezes temos que ressurgir das cinzas mais de uma vez por dia, deixando de lado as objeções e frases negativas que ouvimos, para buscar lá no fundo, forças para continuar nossa jornada e terminar o dia com o maior número de pedidos dentro de nossa pasta, quanto possível.
Acredito que os Gerentes de suas outras representadas, estão pedindo mais empenho e dedicação, para que sua respectiva empresa não seja "esquecida" em suas apresentações e negociações com seus clientes.
Eu não sou exceção...rs
O mês de Julho foi bom e tenho certeza que o mês de agosto SERÁ ÓTIMO!!!!
Portanto amigos esqueçam o SOL e a PENEIRA... Fixem-se na FÊNIX. Não se incomodem com os nãos que irão receber... lembrem-se que quantos mais nãos recebemos, mais perto estamos do SIM...


Abaixo, um pequeno texto:
NA ÁFRICA, TODO DIA BEM CEDO, O ANTÍPOLE ACORDA E SE PREPARA PARA CORRER. POIS, SE ELE NÃO ESTIVER PREPARADO, O LEÃO CERTAMENTE O PEGARÁ E O COMERÁ.
NA ÁFRICA, TODO DIA CEDO, O LEÃO ACORDA E SE PREPARA PARA CORRER. POIS, SE ELE NÃO ESTIVER PREPARADO, CERTAMENTE NÃO PEGARÁ O ANTÍLOPE E PASSARÁ FOME.
NÃO IMPORTA SE NA VIDA VOCÊ É UM ANTÍLOPE OU UM LEÃO. O IMPORTANTE É ACORDAR CEDO E SE PREPARAR PARA CORRER...
Boas vendas a todos!!!!
Não se esqueçam: Contem comigo, por que eu conto com vocês...
$UCE$$O!!!!

10 comentários:

  1. às 05 outubro 2011 em 05:27 - luaesolnoiteedia
    Parabens pela força q vc passa, tenha uma noite na paz d Deus beiijjuus no coração

    ResponderExcluir
  2. às 05 outubro 2011 em 20:49 - escritornashorasvagas
    Obrigado pelas palavras! Boa semana

    ResponderExcluir
  3. às 05 outubro 2011 em 23:43 - lunnafrank
    A conquista e as metas da vida [e igual a das vendas tem que ser sucesso absoluto... Sucesso e muitas conquistas finanaceiras...

    ResponderExcluir
  4. às 06 outubro 2011 em 15:46 - 100palavrasvagno
    Vender! As vendas ainda tem que evoluir. Principalmente na qualidade de produtos. Se eu fizesse parte de sua equipe, não haveria diálogo que me fizesse vender algo enganando ao cliente. O SETOR DE VENDAS TEM QUE EVOLUIR. Descartar do seu portfólio, produtos ruins e que agridem a natureza ou de baixa durabilidade. O SETOR DE VENDAS deve EVOLUIR ao RELATAR ao CLIENTE o que O PRODUTO REALMENTE É. Na minha opinião deveria, ter uma lei que mutasse o fornecedor em 100vezes por sua mentira. Viste que não sou vendedo, não quero ser e tenho algumas garras afiadas para atingí-los. Bom ontem mesmo disse a uma vendedora de uma loja, quando ela me retorquiu, mas, estou te oferencendo o melhor. - Não. Se tivesse teu concorrente, não me daria 10dias além do prazo, para começar a pagar juros (vc. 03), o teu preço é 399, sua empresa é uma rede nacional. A do concorrente uma loja local. As marcas dos produtos são mundiais e a garantia é de 1 ano. Então filha, você não está me oferecendo o melhor! Sobre os antílopes, eles sempre estão preparados, 'atentos', pela própria sobrevivência. Esta atitude de vendedores de VENDER a qualquer CUSTO. Prejudica, sua moral e seu senso de ser humano. Transformam-se em tecnocratas intragáveis ao cidadão comum! Pense nisto. Meu amigo escritor-vendedor! Utilize em suas palestras motivacionais à sua equipe.

    ResponderExcluir
  5. às 07 outubro 2011 em 02:26 - 100palavrasvagno
    Bom encontrei o tal produto no concorrente a R$ 260, nas condições acima!

    ResponderExcluir
  6. às 07 outubro 2011 em 16:18 - escritornashorasvagas
    Amigo, obrigado por seu comentário! Agora, para esclarecer... Tenho em meus pensamentos, como profissional, de nao trabalhar com produtos que possa vir a enganar os clientes ou consumidores. Aliás, depois da Lei do Consumidor, que é bem forte em nosso país, os espertalhões estão diminuindo no mercado. Agora a livre concorrência, faz com que o mesmo produto seja vendido a preços muito diferentes mesmo. Ainda bem que achou mais barato!! Lunna, obrigado pelos comentários. abraços aos dois!

    ResponderExcluir
  7. às 07 outubro 2011 em 16:22 - alebrito
    Bom dia meu amigo adorei essa fênix, assim como sua postagem...

    ResponderExcluir
  8. às 07 outubro 2011 em 19:31 - escritornashorasvagas
    Obrigado amigo!!! esta Fênix já me ajudou algumas vezes...rs bom fds!

    ResponderExcluir
  9. às 13 outubro 2011 em 19:48 - escreverfazbemaalma
    Gostei muito de seu texto. E como vc mesmo cita, serve de motivação para nossas vidas. Vai ficar no pensamento essa questão do antílope e do leão. Obrigada pelo comentário agrável que deixou em meu blog. Obrigada por sua visita. Apareça sempre! Tenha um dia muito produtivo e cheio de sucessos. Abraços

    ResponderExcluir
  10. às 14 outubro 2011 em 21:11 - escritornashorasvagas
    Meninas, obrigado pelas palavras. Gostei muito de ter escrito este texto. Bom final de semana a to

    ResponderExcluir