Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

REFLEXÕES SOBRE A MORTE


Queridos amigos e amigas! Depois de merecidas férias, estou novamente à ativa, na vida profissional e pessoal!
Peço desculpas por não ter entrado no blog estes tempos, mas decidi descansar de fato!
Estou trabalhando em um novo conto, inspirado em um belíssimo quadro que ganhei de uma grande amiga e querida fã, Dona Maria de Lourdes Fernandes Machado.
Agora, enquanto o conto não fica pronto, publicarei algumas crônicas, que são mais fáceis de escrever...
A crônica que segue abaixo, apesar do nome meio pesado, acredito que sirva mais como reflexão mesmo.  Boa leitura!

REFLEXÕES SOBRE A MORTE

Esta semana, vi em uma retrospectiva, que Chico Anízio disse a seguinte frase: “Não tenho medo de morrer, tenho pena”.

Desde meus cinco anos, quando infelizmente assisti a morte de um irmão mais velho em um trágico acidente, tenho uma visão diferente do que é morrer.

Talvez por que todos em minha volta diziam que ele estava em um lugar melhor, que Deus o chamou por que precisava de mais um anjinho no Céu.

Sei lá... Só sei que a morte nunca me assustou de fato e a encaro de maneira singular, tentando fazer tudo da melhor maneira possível, a fim de não ser pego se surpresa por esta moça que nos acompanha desde o dia que nascemos.

Talvez também por acreditar em reencarnação, para mim, o momento da morte é uma transição para outra vida, talvez melhor, talvez não...

Vocês que me lêem, podem ter outro tipo de crença, mas em todas elas a morte não termina com o fim da vida. Alguns por exemplo dizem que, quem teve uma vida boa, ficará a eternidade no Céu, ao passo de que, quem foi ruim, arderá no inferno. De qualquer maneira, continuarão vivos em suas eternidades.

Mas confesso que nunca havia pensado na morte como pensou Chico. Concordo plenamente com ele. Vejam a sua vida: Ator, humorista, compositor, roteirista, dramaturgo, etc... Ele sabe que, independente da hora em que for embora, deixará algo inacabado, ou algo que estava em sua cabeça para fazer e não deu tempo. 

Depois penso nas pessoas que passam pela vida, praticamente como se estivessem mortas. Vivem reclamando de sua sorte, mas não fazem nada para mudar seu destino. Passam pela vida, sem que a vida se dê conta que elas existiram.

Conheço dezenas de pessoas assim e confesso que não me agrada em nada estar nestas companhias e as evito ao máximo. Porém há horas que não dá...

Desculpe Chico, mas vou assumir esta frase para mim ok?

Um grande amigo meu, disse-me uma vez que, se eu passei por tudo o que passei, foi um aprendizado e que eu deveria comemorar a vida da melhor maneira possível, sendo eu mesmo em toda minha plenitude. A partir daí, mudei meus conceitos. Comecei a escrever, a me dedicar mais à minha família, aos amigos de fato e procurei como procuro até hoje, me relacionar com pessoas que tenham este mesmo sentimento de vida em seus corações.

O fato é que, independente de qual que seja nosso destino após a morte, temos que aproveitar muito, mas muito mesmo esta vida que temos agora, pois ela não voltará jamais e o nosso legado ficará para a eternidade, mesmo que ninguém se lembre dele.

Durante minha vida, perdi pessoas muito importantes, familiares, amigos, entes que ainda fazem falta no meu dia a dia, seja por uma palavra de afeto ou um olhar amigo.

É claro que sofro, choro e sinto saudades, pois como todo bom ser humano, tenho sentimentos que fogem do controle nestas situações.
O que faço é, às vezes, fingir que determinada pessoa está ao meu lado. Converso com ela e, acreditem, as respostas que procuro aparecem em meus pensamentos.

Como disse, sofri a perda de um irmão em minha tenra infância, mas me diverti muito com ele depois disto em meus pensamentos. Acho que em minha santa ignorância infantil, criei uma barreira que me ajudou e ajuda até os dias de hoje.

Quanto a mim, pretendo durante o tempo que tenho aproveitar da melhor maneira possível, levando uma boa vida pessoal, acompanhada de uma ótima vida profissional, ajudar a tantos quantos eu consiga e ser feliz em todos os momentos.

Pois é Chico, não tenho medo de morrer, tenho pena...
 

4 comentários:

  1. Bom dia amigo, é muito bom te-lo de volta na ativa Bloguistica novamente rsrsr, e com um texto tão bacana sobre a minha maior assombração, tbem acredito na reencarnação mas ainda assim penso como Chico, tenho muita pena, sempre ficará faltando algo que eu gostaria de ter feito, ´gostei muito do seu olhar sobre a dita cuja! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, obrigado pelas palavras... pois é! se todos temos que enfrentar isto um dia, que seja de cabeça erguida!
      bjs
      Cravos

      Excluir
  2. Boa noite,que bom que voltou seja bem vindo...
    seu texto é muito interessante... Bem só sei que ela não é muito querida por todos nós... bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefanny, obrigado pelo carinho!
      ninguém gosta dela, mas...
      bjs
      Cravos

      Excluir